top of page
IMG-20190928-WA0067.jpg
Sobre

0 1

 SOBRE

01

SOBRE

O SIHISMU EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO TEM COMO OBJETIVO PENSAR EM DIÁLOGOS QUE TRANSPÕE O EIXO HISTORIOGRÁFICO. O EVENTO É PROPOSTO  PARA PENSAR NA  INTERDISCIPLINARIEDADE COMO FERRAMENTA  CRUCIAL  NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. O II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA DAS MULHERES, GÊNERO E SEXUALIDADE: DIÁLOGOS, SOCIABILIDADES, CULTURAS E PODERES, TRAZ NOVAS PERSPECTIVAS A SEREM DISCUTIDAS, COMO: GÊNERO, SEXUALIDADE, ARTE, SAÚDE, EDUCAÇÃO E MUITO MAIS.   O EVENTO SERÁ SEDIADO EM SÃO LUÍS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS BACANGA, ENTRE OS DIAS 04 E 08 DE NOVEMBRO DE 2019. 

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

  • Apresentações de trabalho: 01 de agosto de 2019 a 10 de OUTUBRO de 2019.

  • Ouvintes: 01 de agosto de 2019 até o dia do evento.

  • Minicurso: 10 de agosto de 2019 à 04 de NOVEMBRO de 2019.

CADERNO DE RESUMOS:

AQUI

COMISSÕES

0 2

 COMISSÕES

COMISSÃO ORGANIZADORA:

GRADUANDA ANA CAROLINA DA LUZ NUNES (GMAD/UFMA)

GRADUANDO PAULO HENRIQUE SILVA BEZERRA (CAMELOT/UFMA)

COMISSÃO CIENTÍFICA:

PROFª DRªELIZABETH SOUSA ABRANTES (PPGHIST/ UEMA)

PROFª DRª RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO (GEMGe/UFMA)

MESTRANDA SUELLEN SOUZA PEREIRA (PGCult/UFMA)

PROFª DRª SORAIA SALES DORNELLES (PPGHis/UFMA)

PROFª DRª SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA (GENI/UFMA)

PROFª DRªELISA MARIA DOS ANJOS (DESOC/GESPE/UFMA)

PROFª DRª RARIELLE RODRIGUES DE LIMA. 

PROFª MARIA MARY FERREIRA (DB/PGPP-UFMA)

0 3

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇAO.jpg
Programação

0 4

EIXOS TEMÁTICOS

I - ARTE, CULTURA, LINGUAGEM E RELIGIOSIDADES.

II -  POLÍTICAS E SAÚDE.

III - EDUCAÇÃO, PRÁTICAS ESCOLARES E PEDAGÓGICAS

IV - PODER, JUSTIÇA E VIOLÊNCIAS.

V - ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS.

VI - GÊNERO, SEXUALIDADE E ESTUDOS QUEER.

VII - MÍDIAS E TECNOLOGIAS. 

EIXOS TEMATICOS
MINICURSOS

05

MINICURSOS

WhatsApp Image 2019-10-01 at 14.18.40.jp

 05 a 08 de novembro/ 8:30 às 12:30 Sala de Vídeo 1 - Centro de Ciências Sociais. 

 

"É sabido que tanto a presença quanto a ingerência das novas mídias e tecnologias de informação causaram diversos impactos na dinâmica da sociedade contemporânea, tanto é verdade que surgem novos tipos de relações e interações familiares em que meios de comunicação são determinantes para o aproximar e distanciar de laços. Não obstante, é fácil perceber que no meio desta discussão existe toda uma contextualização do papel da mulher na “família digital” e como esta pode ser vislumbrada diante de situações ainda não totalmente abarcadas pelo Direito. A proposta surge então, em entender até onde vai a figura feminina em um contexto familiar da sociedade de informação, bem como delimitar uma possível fronteira entre responsabilidades, direitos e discurso de gênero."

05 a 08 de novembro/ 8:30 as 12:30 Auditório Mario Meireles Centro de Ciências Humanas. 

"O atual momento histórico-político que vivenciamos nos instiga à discussão de questões relevantes, às transformações necessárias ao combate às desigualdades em todos os níveis das relações sociais, em especial nas do gênero. Nesse sentido, este minicurso discorrerá sobre questões específicas que envolvem debates contemporâneos e os problematizam: A Diferença Sexual; O Gênero; Estudos Queer; Diversidades e Diferenciações."

05 e 06 de novembro/ 8:30 às 12:30 Auditório Ribamar Caldeira Centro de Ciências Humanas. 

"O feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. É um crime motivado pelo ódio, pelo desprezo ou sentimento de perda do controle da mulher pelo assassino. Neste tipo de crime a mulher é vista pelo assassino como propriedade, como uma coisa sem valor. Por esta razão, em geral nestes tipos de crimes as mulheres são estupradas, esganadas, torturadas, seviciadas, mostrando a crueldade sobre seu corpo. No Maranhão é cada vez mais elevados o número de mulheres vítimas de feminicídio, muitos desses crimes poderiam ser evitados pela ação mais rigorosa da justiça. Os dados apresentados neste curso expõem o problema e estimula maior reflexão sobre o fenômeno buscando desta maneira ampliar o debate e instaurar a indignação no seio da sociedade maranhense afim de estimular a criação de redes de proteção as mulheres vítimas de violência."  

07 e 08 de novembro/ 8:30 às 12:30 Auditório Ribamar Caldeiras Centro de Ciências Humanas 

"O curso terá como objetivo estabelecer um diálogo em torno de como construímos socialmente e culturalmente nossas percepções enquanto sujeitos sociais. Abordagem as teorias de gênero e feministas com intuito de estabelecer um histórico dos movimentos sociais que culminaram neste ramo de estudos; bem como analisar como a justiça, em sua teoria, redistribuição, reconhecimento e representação, além da participação das mulheres em espaços de controle social favorece a democratização e a descentralização do poder do Estado, favorecendo um combate aos tipos de violência que sofremos."

WhatsApp Image 2019-10-01 at 14.14.07 (1

08 de novembro/ 8:30 às 12:30 Auditório Setorial Centro de Ciências Humanas 

"O que queremos dizer quando dizemos “queer” no Brasil? A história deste campo teórico, metodológico e epistemológico é bastante recente, sobretudo no Brasil. Neste minicurso visamos proporcionar uma breve genealogia dos estudos queer a partir das contribuições vindas do Norte-Global e suas chegada ao Brasil, no início deste milênio. Pretendemos também trabalhar conceitos-chave aportados pelas autoras e autores queer e cuiers (apropriação antropofágica desse campo de conhecimento multi e transdisciplinar), procurando experimentá-los na prática analítica dos eventos contemporâneos como as conquistas de direitos sexuais e de gênero, a inflexão feminista e a atual polarização do debate político em torno desses temas que nos levou a recrudescimento conservador no qual micro-fascismos e o neoliberalismo conservador nos desafiam e ameaçam nossa  frágil democracia sexual."

Contate-nos

Obrigado pelo envio!

brasao-normal.png
APOIO: 
bottom of page